Servidores são alvos de operação por desvio de verba da Saúde em Picos

 


Nesta quarta-feira (25) a Polícia Federal deflagrou operação de desvios recursos públicos federais destinados à Secretaria de Saúde de Picos no período de 2021-2023. A operação intitulada Contrato Simulado teve apoio da Controladoria-Geral da União - CGU e da Receita Federal. Servidores e empresários são alvos de investigação.

A investigação apura fraudes em processos licitatórios realizados entre 2021 e 2023 pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos, que resultaram na contratação direcionada de uma cooperativa sem capacidade técnica.

De acordo com a PF, o grupo simulava disputas regulares em pregões eletrônicos, mas mantinha controle sobre o resultado, superfaturando os contratos e desviando os recursos por meio de empresas de fachada, laranjas e operadores financeiros.

“A apuração revelou o uso de planilhas manipuladas, saques em espécie e fracionamento de valores, indicando a atuação de servidores públicos, agentes políticos e empresários, em esquema típico de pagamento de propinas e desvio sistemático de verbas do SUS”, informou a PF.

Na operação Contrato Simulado foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos estados do Piauí e Ceará, expedidos pela 3ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Piauí. O juízo também determinou o sequestro de bens e valores dos investigados, no montante aproximado de R$ 3,5 milhões.

Os investigados podem responder pelos crimes de fraude em licitação, lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica e sonegação fiscal. Durante as diligências, foram apreendidos aparelhos eletrônicos, veículos e documentos diversos.

As ações desta quarta-feira buscam aprofundar a investigação, identificar todos os envolvidos e recuperar bens e ativos adquiridos com os recursos desviados.

Botafogo pode perder hoje por até dois gols para o Atlético de Madrid para avançar

 


Atlético de Madrid e Botafogo se enfrentam às 16h (horário de Brasília) desta segunda-feira, no Rose Bowl, em Los Angeles, pela terceira e última rodada do Grupo B da Copa do Mundo de Clubes. A partida é decisiva e define uma vaga nas oitavas de final. 

Esta é a primeira edição do torneio, que reúne 32 clubes de todos os continentes. A fase de grupos conta com três jogos, seguida por confrontos eliminatórios em jogo único a partir das oitavas. 

Onde assistir

  • Transmissão: Globo, Sportv, DAZN e Cazé TV.

O Atlético de Madrid é o terceiro do grupo, com três pontos, e precisa vencer o Botafogo por três gols de diferença para avançar. Já o Botafogo lidera a chave após vencer o PSG por 1 a 0 e se classifica com vitória, empate ou derrota por até dois gols. Se perder por três ou mais, depende de um tropeço do PSG contra o Seattle Sounders. 

Escalações prováveis

Atlético de Madrid- Técnico: Diego Simeone

Jan Oblak; Llorente, Le Normand, Lenglet e Javi Galán; Pablo Barrios, De Paul, Samuel Lino e Giuliano Simeone; Julián Álvarez e Griezmann. 

  • Quem está fora: José Giménez (dores musculares).
  • Pendurados: Le Normand, Reinildo, Koke, Giuliano Simeone, Ángel Correa, De Paul e Gallagher.

Botafogo - Técnico: Renato Paiva

John; Vitinho, Jair, Barboza e Alex Telles; Gregore, Allan e Marlon Freitas; Artur, Savarino e Igor Jesus. 

Quem está fora: Matheus Martins (em recuperação de lesão muscular na coxa).

Pendurados: Barboza, Joaquín Correa, Cuiabano e Gregore.

Arbitragem

Árbitro: Cesar Ramos-MÉX

Árbitro assistente 1: Alberto Morin-MÉX

Árbitro assistente 2: Marco Bisguerra-MÉX

Quatro árbitro: Gustavo Tejera-URU

VAR: Guillermo Pacheco-MÉX

AVAR: Erick Miranda-MÉX

Brasil condena ataque dos EUA a instalações nucleares no Irã e alerta para risco de desastre humanitário



O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, divulgou neste domingo (22) uma nota oficial condenando com veemência os ataques realizados pelos Estados Unidos e por Israel a instalações nucleares iranianas, ocorridos no sábado (21).

O texto, divulgado pelo Itamaraty, ressalta que ações militares desse tipo representam uma grave violação do direito internacional, além de exporem populações civis ao risco de contaminação radioativa e a potenciais desastres ambientais de grande escala.

Segundo a nota, os ataques também configuram uma "flagrante transgressão" da Carta das Nações Unidas e de normas estabelecidas pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

"Qualquer ataque armado a instalações nucleares representa flagrante transgressão da Carta das Nações Unidas e de normas da Agência Internacional de Energia Atômica. Ações armadas contra instalações nucleares representam uma grave ameaça à vida e à saúde de populações civis”, destaca o comunicado.

Defesa do uso pacífico da energia nuclear

O Brasil reiterou sua posição histórica em defesa do uso pacífico da energia nuclear, reafirmando a rejeição à proliferação nuclear, especialmente em regiões instáveis como o Oriente Médio.

Além disso, o governo brasileiro também repudiou os ataques recíprocos contra áreas densamente povoadas, que vêm provocando um número crescente de vítimas civis e danos a infraestruturas essenciais, como hospitais.

O Itamaraty também apelou para o exercício de máxima contenção por todas as partes envolvidas no conflito, enfatizando a necessidade de uma solução diplomática e a retomada de negociações de paz.

Contexto do ataque

O episódio marca uma nova escalada nas tensões entre os Estados Unidos, Israel e o Irã. Na noite de sábado, forças americanas, em ação conjunta com o exército israelense, atacaram três centros nucleares iranianos: Fordow, Natanz e Isfahan. Segundo o governo dos EUA, as instalações foram severamente danificadas.

A ofensiva foi uma resposta aos ataques recentes do Irã contra cidades israelenses como Tel Aviv, Haifa e Jerusalém, em meio a uma semana de confrontos aéreos na região.

Neste domingo, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, reagiu ao ataque dizendo que os Estados Unidos "cruzaram uma linha vermelha muito grande" e prometeu retaliação.

Riscos globais

A nota brasileira também alerta para os possíveis impactos irreversíveis da escalada militar, tanto para a paz e estabilidade regional, quanto para o regime global de não proliferação e desarmamento nuclear.

O governo brasileiro finalizou o comunicado reafirmando a defesa do multilateralismo e do diálogo como os únicos caminhos viáveis para a construção de soluções sustentáveis para a crise no Oriente Médio.

IFPI abre 1.025 vagas para cursos técnicos gratuitos

 


Estão abertas as inscrições para o Exame Classificatório 2025.2 do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Serão ofertadas 1.025 vagas em cursos técnicos, distribuídas pelos campi Teresina Central, Teresina Dirceu, Angical do Piauí, Floriano, Parnaíba e Picos.

O registro deve ser realizado exclusivamente pelo site oficial da seleção, sendo exigida uma conta gov.br válida para efetivar a inscrição. O prazo final para os interessados se candidatarem é até 7 de julho de 2025.

O processo seletivo consistirá em uma prova aplicada no dia 3 de agosto de 2025. Conforme definido pelo edital, a avaliação contará com 60 questões objetivas (30 de Língua Portuguesa e 30 de Matemática). Os resultados finais estão previstos para serem divulgados até 15 de agosto.

É cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 15, que deverá ser pago exclusivamente em agências do Banco do Brasil. Contudo, é garantida isenção deste pagamento aos candidatos regularmente inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Os pedidos de isenção podem ser solicitados no mesmo portal de inscrições, devendo ser formalizados no período compreendido entre 16 e 29 de junho de 2025.

Etapas do processo

Inscrições: 16/06/2025 a 07/07/2025

Aplicação das provas: 03/08/2025

Resultado final do Exame Classificatório: 15/08/2025

Vagas: 1.025

Piauí teve queda no número de homicídios, aponta Mapa da Segurança Pública


 O Piauí alcançou resultados expressivos no Mapa da Segurança Pública, destacando-se no país por seu desempenho em diversas frentes. O levantamento, que reúne informações sobre criminalidade e a atuação das forças de segurança, revela que o estado superou as médias nacionais em indicadores como homicídios, latrocínios e apreensão de drogas em 2024.

Entre os principais destaques está a redução de 10,02% nos homicídios dolosos, porcentagem maior que a nacional, que foi de 6,33%. O estado também apresentou uma queda de 23,08% nos casos de lesão corporal seguida de morte, enquanto o cenário nacional apresentou aumento de 22,93%.

Com relação aos casos de latrocínio, que se configura em roubo seguido de morte, o estado registrou uma redução de 9,52%, resultado acima da média nacional, que apresentou uma queda de apenas 1,65%.

Nos crimes contra o patrimônio, o Mapa da Segurança Pública mostra mais avanços. Os roubos de veículos caíram 21,76% no estado e os furtos de veículos reduziram 11,01%, enquanto no país as reduções foram, respectivamente, de 6,10% e 2,64%.

Já em relação ao combate ao crime organizado, o Piauí teve o maior aumento da região Nordeste nas apreensões de maconha, com crescimento de 561,34%, além de um aumento de 10,20% nas ocorrências de tráfico de drogas.

Outro índice relevante é que o Piauí figura entre os estados com uma das menores taxas de desaparecimento do Brasil. O número de pessoas localizadas aumentou 25,71%.

Na área da justiça criminal, o estado teve um aumento de 19,04% no número de prisões por mandado judicial. Ademais, houve uma redução de 75% das mortes a esclarecer sem indícios de crime, enquanto o país registrou crescimento nesse tipo de caso, de 10,46%.

Os indicadores de emergência e salvamento também reforçam o trabalho realizado pelo estado. O atendimento pré-hospitalar cresceu 18,60%, as ocorrências de busca e salvamento aumentaram 140,90%, e o combate a incêndios registrou alta de 126,93%.

De acordo com o secretário da Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, os resultados reforçam o compromisso do Estado com a segurança da população. “O Piauí tem avançado de forma consistente no enfrentamento à criminalidade, com políticas públicas baseadas em investimentos na inteligência, e na valorização e integração das forças de segurança”, destacou.

O Mapa da Segurança Pública é um instrumento elaborado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), com base nos dados coletados junto às Unidades da Federação, visando orientar gestores e pesquisadores.


Parnahyba empata com Maranhão em jogo com virada e três pênaltis, pela Série D do Brasileiro

 

Parnahyba e Maranhão empataram, por 2 a 2, na tarde deste domingo, no estádio Pedro Alelaf, no litoral, pela nona rodada do Grupo A2 do Campeonato Brasileiro Série D 2025. Radija, de pênalti, e Bedeu marcaram para o MAC. Bismarck, duas vezes de pênalti, balançou as redes para o Tubarão.

Com o resultado, o Tubarão foi para 11 pontos e caiu para a sexta posição. O Bode Maranhense somou nove pontos e está na sétima na tabela de classificação do Grupo A2.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

Na 10ª rodada do Grupo A2 do Campeonato Brasileiro Série D, o Parnahyba vai encarar o Maracanã, no dia 29 de junho, às 16h, no estádio Prefeitão, em Maracanaú. Antes disso, o Maranhão vai ter pela frente o Sampaio Corrêa, no dia 28 de junho, às 16h, no estádio Castelão, em São Luís.

GE

Federação entre MDB e Republicanos tem entraves regionais, mas deve sair do papel

 


articulação para a federação entre MDB e Republicanos — ligado à Igreja Universal — avança, mas ainda enfrenta resistências em alguns estados. O principal impasse está na Paraíba, onde o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) ainda não conseguiram dividir o mesmo palanque. Apesar do entrave paraibano, em outros estados a federação se mostra mais viável. No Piauí, por exemplo, o cenário é mais favorável para as duas siglas. O MDB deve recuperar força e conseguir trazer sua bancada de volta, evitando uma chapa cruzada com o PSD. Já o Republicanos tende a manter nomes estratégicos: Jardiel Júnior, se resolver seus problemas judiciais, terá uma reeleição mais tranquila; e até Gessivaldo, que estava de saída, deve permanecer na legenda ligada à Igreja. No momento, os olhos estão voltados para a Paraíba. Se o impasse for resolvido por lá, a federação estará praticamente selada.

Encarando/Silas Freire 

Senai Piauí abre processo seletivo com nove vagas imediatas e salários de até R$ 4,9 mil


O  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Piauí (Senai/PI) anunciou um novo processo seletivo com nove vagas imediatas e formação de cadastro reserva para suas unidades em Teresina e Parnaíba. As inscrições podem ser feitas até 15 de junho, tanto presencialmente quanto online. Com informações do Themos Vagas.

 edital detalha as oportunidades para instrutores de nível médio nas áreas de mecânica de motos, mecânica de motores a diesel e metalmecânica. Para nível superior, há vagas para instrutores em eletrotécnica, energia renovável, metalmecânica e desenvolvimento de sistemas, além de posições para consultor técnico e analista de tecnologia da informação.

O processo seletivo incluirá análise de currículo e formação, avaliação comportamental (entrevista) e avaliação prática (aula teste). Os profissionais selecionados terão remuneração entre R$ 3.258,93 e R$ 4.971,31, além de benefícios.

As inscrições presenciais podem ser realizadas no Espaço S do Teresina Shopping ou na sede do Senai em Parnaíba (Rua Riachuelo, 455, Centro). O edital completo está disponível no site www.fiepi.com.br.

Operação Personagens: juiz bloqueia R$ 12 milhões de quadrilha acusada de fraudes bancárias no Piauí



O juiz da Vara de Delitos de Organização Criminosa do Tribunal de Justiça do Piauí, Thiago Carvalho Martins, aceitou, no último dia 3 de junho, a denúncia apresentada pelo Ministério Público contra 27 pessoas acusadas de integrar uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias na região de Parnaíba. Todos eles foram alvos da Operação Personagens, deflagrada em abril pela Polícia Civil do Piauí.

Na decisão proferida pelo magistrado, também foi determinado o bloqueio de contas bancárias, planos de previdência e ações na CVM no valor de R$ 12 milhões, medida que atinge tanto os réus quanto pessoas jurídicas ligadas ao esquema, como a empresa fictícia “Super Negócios”. A decisão judicial tem como base provas obtidas ao longo de investigações da Polícia Civil do Piauí, deflagradas durante a Operação Personagens.


Se tornaram réus na Justiça: Raimundo Nonato Pereira dos Santos Filho, Neusiele da Silva Alves, Rafael Rodrigues dos Santos, Bruno Machado de Carvalho, Carlos Vitor Souza Alves, Felipe Oliveira de Araújo, Joanilda Passos do Nascimento, João Batista da Silva, Leandro de Sousa Fontenele, Liana Carla Pereira da Costa Rabelo, Luiz Felipe Passos, Odmar Sousa Monteiro, Paulo Sérgio Pereira da Silva, Thiago Stives Rodrigues de Carvalho, Walber Glécio Veras Rodrigues, Widlezh Felipe Silva, José de Ribamar Souza, Mateus Rodrigues de Araújo, Ramon Araújo de Assunção, Elisangela Moraes Baptista, Maria Lillyane Carvalho de Oliveira, Emmanuelle Sampaio Collete, Luiz Matheus Araújo Silva, Lucas Vasconcelos da Silva, Raimundo Nonato de Sousa Feitosa, Iraci Silva Martins e Virna Araújo de Assunção.

Denúncia do Ministério Público
Segundo a denúncia do Ministério Público, o grupo agia de forma organizada desde 2019, utilizando documentos falsos para contratar empréstimos consignados em nome de terceiros, principalmente idosos e moradores em situação de rua. As fraudes eram realizadas com uso de celulares e computadores, e os valores obtidos nas operações ilegais eram desviados para contas bancárias controladas pela quadrilha, mas registradas em nome das vítimas. Além dos empréstimos fraudulentos, os investigados também estariam envolvidos em estelionatos envolvendo milhas aéreas e seguros de vida.

A denúncia, oferecida no dia 19 de maio pelo promotor Marcelo de Jesus Monteiro Araújo, detalha a atuação dos acusados, distribuídos em núcleos técnico, financeiro e de campo. O núcleo técnico era responsável por falsificar documentos e manipular sistemas eletrônicos, enquanto o núcleo financeiro promovia a lavagem do dinheiro. Já o núcleo de campo atuava no aliciamento de pessoas para servirem como “laranjas” ou para fornecerem imagens usadas em documentos falsos. Um dos réus chegou a ser preso em flagrante ao tentar abrir uma conta bancária com documentos falsificados em uma agência do Banco do Brasil, em Parnaíba.

As investigações revelaram movimentações bancárias milionárias incompatíveis com as rendas declaradas pelos envolvidos. Rafael Rodrigues dos Santos, apontado como principal operador financeiro do grupo, movimentou sozinho R$ 3,7 milhões entre 2021 e 2024. Já Raimundo Nonato Pereira dos Santos Filho, tido como um dos líderes da organização, teve em sua conta pessoal um crédito de mais de R$ 2,1 milhões, sem possuir fonte de renda lícita. As transações incluíam ainda valores provenientes de empréstimos fraudados, como o caso de uma vítima que teve um número de celular e contas bancárias criadas em seu nome sem autorização.

Com a aceitação da denúncia, o juiz determinou a citação de todos os acusados para responderem por escrito às acusações no prazo de dez dias. Além da citação, foram expedidos mandados de prisão preventiva contra oito investigados e bloqueios de bens dos principais alvos.

GP1

Piauí lidera vacinação contra a influenza no Brasil com 47% de cobertura

 


O Piauí atingiu a marca de 592.888 doses da vacina contra a influenza aplicadas na população, alcançando uma cobertura total de 47%. Com esse resultado, o estado ocupa atualmente o primeiro lugar em cobertura vacinal contra a influenza no Brasil. Só para o público prioritário como idosos, gestantes e crianças foram aplicadas 384.741 doses.

Bárbara Pinheiro, coordenadora de Imunização da Sesapi, destaca que os números são positivos, mas ainda é necessário um esforço conjunto para atingir a meta de 90% de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde.

“Estamos trabalhando em parceria com os municípios para ampliar a cobertura e alcançar mais pessoas. Pedimos que quem ainda não se vacinou procure as unidades de saúde, que estão abastecidas e prontas para atender a população”, afirma a coordenadora.

Além da vacinação do público em geral, o estado ainda busca avançar entre os grupos prioritários. Entre os idosos, o Piauí já imunizou 49,13% da população-alvo. No grupo das crianças, a cobertura está em 46,59%. Já entre as gestantes, a taxa de vacinação é de apenas 28,63% até o momento.

“Precisamos que a população compreenda a importância de vacinar nossos grupos prioritários. A vacina reduz o risco de complicações da doença, por isso é essencial que todos — especialmente esses grupos — se imunizem o quanto antes”, reforça Bárbara Pinheiro.

Ascom Sesapi


Vereadora Elzuila Calisto discute projetos para a juventude com coordenadores do IFPI



 Reafirmando seu compromisso com a juventude e com a educação pública de qualidade, a vereadora Elzuila Calisto esteve reunida nesta segunda-feira (9) com coordenadores do Instituto Federal do Piauí (IFPI) para dialogar sobre projetos voltados ao fortalecimento de oportunidades para os jovens de Teresina.

Durante o encontro, foram debatidas propostas que visam ampliar o acesso dos estudantes a iniciativas de formação técnica, inclusão digital, empreendedorismo juvenil e integração com o mercado de trabalho.

 “Acreditamos que educação de qualidade e oportunidades para os jovens são fundamentais para transformar realidades e construir um futuro mais justo”, destacou a vereadora.

O diálogo com o IFPI faz parte de uma agenda permanente do mandato, voltada para ouvir instituições, movimentos sociais e representantes da juventude.


“Nosso mandato segue firme, ouvindo, propondo e trabalhando por quem mais precisa, especialmente pela juventude da nossa cidade”, completou Elzuila.

A vereadora reforça que continuará buscando parcerias e construindo políticas públicas que garantam aos jovens de Teresina mais dignidade, educação e oportunidades para sonhar e realizar.

Servidores são alvos de operação por desvio de verba da Saúde em Picos

  Nesta quarta-feira (25) a Polícia Federal deflagrou operação de desvios recursos públicos federais destinados à Secretaria de Saúde de Pic...

Botões de Compartilhamentos.txt Exibindo Botões de Compartilhamentos.txt…